quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Rock no Brasil



Numa época em que a Bossa Nova predominava, o rock desembarcou no Brasil no início da década de 1960. Os primeiros sucessos de rock genuinamente brasileiros foram "Banho de Lua" e "Estúpido Cupido", da cantora Celly Campelo, no começo daquela década. Ainda nos anos sessenta, surgiu a Jovem Guarda, primeiro movimento do rock no país e de sucesso entre boa parte da juventude brasileira. Inspirado nas letras românticas e no ritmo acelerado padrão nos EUA, o gênero se popularizou em terras brasileiras através de cantores como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.

No final da década, o grupo Mutantes misturou o rock à diversidade da música brasileira. Foram também os primeiros a serem conhecidos no exterior. Décadas mais tarde, seriam redescobertos e mais cultuados internacionalmente. Na virada para a década de 1970, surge no cenário rock brasileiro nomes como Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados.

Na década seguinte, o rock brasileiro seguiu um caminho com uma temática mais urbana e cotidiana. Entre os principais destaques comerciais, estavam bandas como Legião Urbana que foi um das maiores bandas de rock dos anos 80 e 90 no Brasil, RPM, Ultraje a Rigor, Ira!, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso. Das entranhas da banda brasiliense Legião Urbana, veio a banda Capital Inicial. Na virada daquela década, a banda brasileira Sepultura - apesar de não estar ligada ao cenário rock do país - se torna um dos principais nomes do heavy metal no Brasil e de destaque no mundo. Nos anos 1990, outros ritmos e estilos ganharam total espaço na mídia nacional, obscurecendo ótimos grupos que surgiram no país. O mercado está praticamente fechado para o rock’n’roll, que anda encontrando sérias dificuldades para continuar existindo na cultura brasileira. Ainda assim, grupos como Raimundos e Angra , apesar de o primeiro ser punk e o segundo power metal,ainda estão abrindo espaço para os que ainda devem surgir.

extraído de" Wikipédia"

3 comentários:

Lidiany disse...

Hello Lord,obrigado pela amável visita e adorei teu espaço, pois adoro rock e teu post muito bom viajei no tempo com celly Raimundo,Titâs..etc..aliás sou ecletica amo todos generos de música, mas Rock é Rock e qui é tudo de bom.Não esqueça de pegar meu link estou levando o teu link para meus blogs e qdo puder visite http://liseliascar.zip.net que é meu outro blog. Kisses for you.

Andréa Lisboa disse...

olá! Obrigada pela visita! E obrigada pelo convite! Adorei conhecer seu blog, adoro o nosso rock. E fique a vontade para trazer meu banner, já estou te seguindo e levando seu banner também! Tenho alguns post's sobre música, porém, ciganas, espero que goste! Ótima semana ! Abraços!

Vandinha disse...

Menino Tenho Saudades das musicas Do Passato pois as Musicas Antigas tinham Conteudo e sempre tinham algo a ver Com a gente ja hoje em Dia é dificil achar uma musica que fale alguma coisa aos nossos corações Gostei muito de seus postes Beijos Vandinha Tenho um filho Roqueiro .